Professor Dr. Samuel dos Santos Valença PQ 2 CNPQ, JCNE-FAPERJ

As doenças pulmonares crônico-degenerativas representam um grande problema de saúde pública. O tabagismo é um dos fatores de risco para a inflamação pulmonar que pode culminar em enfisema pulmonar, bronquite crônica e em menor grau fibrose pulmonar. Outras doenças pulmonares que afetam a população são a asma, a síndrome respiratória aguda e as infecções (que às vezes evoluem para sepse). O propósito de nossa linha de pesquisa é a investigação pulmonar tendo como base mecanismos de inflamação, estresse oxidativo e reparo. Estudamos também possíveis abordagens terapêuticas naturais e/ou farmacológicas. Em menor grau e com vistas ao aperfeiçoamento das técnicas bioquímicas e morfológicas desenvolvidas no laboratório, estudamos também câncer e doenças metabólicas. Nosso laboratório desenvolve metodologias in vivo e in vitro. Usamos diferentes linhagens de camundongos e animais transgênicos e/ou nocautes. Isso nos permite conhecer as respostas biológicas frente ao perfil genético. Procuramos sempre correlacionar o desenvolvimento dos projetos com as expectativas clínicas, oferecendo uma abordagem prática possível de ser testada em humanos. Nosso laboratório está de portas abertas aos alunos que desejam estudar temas relevantes nas áreas de inflamação, estresse oxidativo e reparo, em especial sobre o sistema respiratório, sem preconceito aos outros sistemas e órgãos. Os alunos preferencialmente devem ter fluência em inglês (leitura e interpretação), disponibilidade de horários durante a semana e eventualmente em fins de semana (30 a 40 h), iniciativa, criatividade e espírito colaborador.

Laboratório Compartilhado – LABCOM, CCS, Bloco F/sala14. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.