Laboratório de Fronteiras em Neurociências -Tel: 21.2598.3060 - Sala CCS-F03
Grupo : "Estutura, função e disfunções corticais"

Linhas de pesquisa

- Organização anatômico-funcional das áreas corticais visuais e somatosensoriais, com enfâse nas conexões interhemisféricas: aspectos comparativos, desenvolvimento e plasticidade pós-natal.

Para o estudo das redes corticais, o mapeamento funcional é realizado in vivo através do registro eletrofisiológico da atividade de neurônios isolados usando microeletródios intracorticais. Posições específicas nos mapas sensoriais corticais são selecionadas, e suas conexões marcadas por rastreadores anterogrados ou retrogrados (biocitina, dextrans biotinilados ou fluorescentes, carbocianinas,...). Os padrões de projeções, circuitos, ou neurônios individuais são a seguir reconstruidos a partir de cortes seriados, com a ajuda de um microscópio accoplado a um computador (sistema Neurolucida, Microbrightfield). As características geométricas detalhadas de neurônios individuais, incluindo as arborizações dendriticas e axônicas completas, podem então ser quantificadas e/ou usadas para efetuar simulações computadorizadas da propagação dos potenciais de ação.

- Alterações neurônais e vasculares em doenças cerebrais (epilepsia, Alzheimer, Parkinson).

Para investigar as relações estrutura/função em doenças cerebrais, usamos tanto modelos animais (injeções intracerebrais estereotáxicas de químicos neurotóxicos, peptideos e proteinas com diferentes graus de polimerização ou estados comformacionais), quanto tecido humano removido durante cirurgias (epilepsia refractária do lobo temporal) ou proveniente de amostras pós-mortem (doença de Alzheimer, demência vascular,...).

- Testes de novas abordagens terapêuticas em Parkinson.

Estamos testando em pacientes, protocolos de reabilitação virtual ou assistida por games (em colaboração com Prof. Renato De Paulo, IBMR-Laureate). Em modelos animais para doença de Parkinson, analisamos experimentalmente a eficiência e biosegurança de terapias com celúlas-tronco (em colaboração com Prof. Stevens Rehen, LANCE-ICB), ou do exercício físico (em colaboração com Prof. Clynton Lourenço, FM-UFRJ).  Os efeitos são avaliados usando tecnicas de neuroimagen (colaboração com Profa. Fernanda Tovar, ICB-CENABIO-UFRJ), de comportamento (colaboração com Profs. João Pedro Werneck, EEFD-UFRJ e Gabril Melo de Oliveira, Fiocruz), e histologia e immunocitologia.