Professor Dr. Roberto Lent

TEMA: NEUROPLASTICIDADE DE CONEXÕES E CELULARIDADE NO SISTEMA NERVOSO HUMANO

Focalizamos duas linhas distintas, ambas utilizando o cérebro humano, com translação reversa para modelos animais. A primeira aborda o tema da neuroplasticidade, tendo como problema principal a possibilidade de ocorrência de grandes desvios do conectoma cerebral após distúrbios do desenvolvimento ou traumatismos pós-natais precoces e tardios. Dois modelos são utilizados: a disgenesia do corpo caloso e a amputação de membros. No primeiro caso, o insulto é central, e provoca a formação anômala de longos feixes aberrantes intra- e inter-hemisféricos, detectados com técnicas de neuroimagem morfológica e funcional por ressonância magnética, métodos neuroanatômicos de rastreamento axônico e histoquímica cortical, e testes neuropsicológicos diversos. No segundo caso, o insulto é periférico, e provoca anomalias nos mapas de representação somatomotora no córtex, e irregularidades estruturais no corpo caloso. A segunda linha de trabalho aborda a composição celular absoluta do sistema nervoso humano, suas variações dentro da normalidade e em condições patológicas. Neste caso utilizamos principalmente uma nova técnica (fracionamento isotrópico), capaz de estimar com precisão o número absoluto de neurônios e células não-neuronais do encéfalo humano em diferentes condições. Tem sido possível abordar diversos aspectos da celularidade do sistema nervoso central humano, como o efeito da demência que ocorre na maioria dos casos de doença de Alzheimer, e o dimorfismo sexual das regiões cerebrais.