Home  |  Contato  |  Localização  

PCM-UFRJ
(21) 3938-6480

posgradpcm@icb.ufrj.br

 
Imprimir E-mail

Home | Voltar

Professor Dr Luiz Eurico Nasciutti

Laboratório de Interações Celulares
Área de Concentração: Biologia Celular e Tecidual

Nosso grupo de pesquisa vem atuando no estudo das interações celulares entre epitélio e estroma, focalizando, inicialmente, estas interações no Sistema Endócrino, com ênfase em tecidos adenohipofisário e tireoideano. Estudos in vitro têm mostrado que o microambiente glandular, em especial a matriz extracelular, é capaz de modular a atividade secretora das células endócrinas, tanto em condições fisiológicas quanto em situações patológicas. Além disso, em outras estratégias experimentais, o tratamento de células endócrinas de natureza tumoral com diferentes fitoterápicos tem evidenciado seus efeitos sobre a inibição da viabilidade e da proliferação, mas também sobre a indução de morte celular de células secretoras de prolactina, de hormônio adrenocorticotrófico e de tiroxina.

Em uma segunda abordagem, estudamos as influências destas interações epitélio/estroma no estabelecimento e crescimento da Endometriose, uma patologia de natureza benigna, que envolve a adesão e invasão de tecido endometrial em locais ectópicos, e que acomete muitas mulheres em idade reprodutiva, podendo levar à infertilidade. Nestes estudos, focalizamos a análise do processo de angiogênese no desenvolvimento das lesões, utilizando modelos de experimentação animal e também estudos in vitro. Nossos resultados têm mostrado que o desenvolvimento de lesões endometrióticas ectópicas envolve o aumento da formação de novos vasos sanguíneos e que este processo está relacionado com a via de sinalização Wnt/β-catenina.

 

A terceira abordagem compreende o estudo das interações celulares que ocorrem no microambiente tumoral e que afetam vários processos que contribuem para a progressão do tumor. A partir de ensaios in vitro utilizando tecidos derivados de Câncer de Próstata e de Hiperplasia Prostática Benigna, análises de viabilidade e crescimento das células tumorais, ciclo celular, morte celular, expressão de marcadores de Transição Epitélio Mesênquima e de genes moduladores do desenvolvimento tumoral têm sido realizadas e apontam para o estabelecimento de condições que favorecem a progressão tumoral. Mais recentemente, temos investigado o papel do microambiente cerebral sobre o estabelecimento de metástases derivadas de tecido tumoral prostático.

 

 
Universidade Federal do Rio de Janeiro CAPES CNPq FAPERJ ICB
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS - PCM
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ | Instituto de Ciências Biológicas - ICB
Avenida Carlos Chagas, 373, bloco K, 2 andar, sala27 Cidade Universitária - CEP: 21 941 902.
Administração do Portal:  Vinicius Augusto
Desenvolvido by junior-websys