Professora Dra. Kátia Carneiro

Nosso grupo vem mapeando, ao longo dos últimos dois anos, a importância da atividade das enzimas Histona Desacetilase (HDAC) em diferentes contextos, como regeneração de membros e em etapas iniciais do desenvolvimento embrionário, onde o genoma zigótico ainda se encontra sob silêncio transcricional. Mais especificamente, nosso interesse está centrado na compreensão dos mecanismos que coordenam o estabelecimento do perfil epigenético de genes envolvidos na morfogênese e organogênese. Em trabalho publicado recentemente, demonstramos que a atividade HDAC é necessária para modular os níveis de acetilação e metilação do gene membro da superfamília TGF-beta, Nodal. O bloqueio da atividade HDAC em embriões jovens de vertebrado levou a um aumento da acetilação de histonas H3 e H4 no enhancer de Nodal, que foi correlacionado à geração de más formações congênitas. Apesar de elucidarmos diversos aspectos do controle do estabelecimento do perfil epigenético de genes essenciais para o desenvolvimento embrionário e oraganogênese, ainda não compreendemos de forma clara como a atividade HDAC é alocada em populações diferenciadas de células ao longo do desenvolvimento embrionário, principalmente em etapas que precedem a morfogênese. Este aspecto é crucial para que padrões de atividade gênica sejam estabelecidos de forma correta evitando assim defeitos congênitos graves. Para investigar este aspecto, bem como a importância da atividade HDAC neste processo, propomos uma abordagem interdisciplinar empregando técnicas de manipulação genética, biologia molecular e bioquímica aliadas à aquisição de imagens em tempo real, por microscopia confocal, da dinâmica que molda o estabelecimento de assinaturas epigenéticas durante as etapas inicias do desenvolvimento embrionário.