Home  |  Contato  |  Localização

posgradpcm@icb.ufrj.br

Imprimir E-mail

PCM NA MÍDIA

• BRASILEIROS DESCOBREM NOVAS ESTRUTURAS NO CEREBRO

• Cientistas brasileiros ligados principalmente ao Instituto D'Or de Pesquisa e à Universidade Federal do Rio de Janeiro podem ter resolvido um mistério de certa forma "fantasmagórico", que assombra anatomistas e neurocientistas há quase meio século: Como informações são transmitidas de um hemisfério para o outro de pessoas que nascem sem o corpo caloso?

Para saber mais clique aqui

• PESQUISADORES DO PCM DESCOBREM QUE REMÉDIO PARA DIABETES PODERÁ SER USADO CONTRA MAL DE ALZHEIMER

Os professores do PCM, Dra. Fernanda De Felice e Dr. Sérgio Ferreira publicaram recentemente a descoberta de que um remédio usado para o controle da diabetes poderá ser usado contra o Mal de Alzheimer.

Para saber mais clique aqui

• PESQUISA DE DOCENTES DO PCM É DIFUNDIDA MUNDIALMENTE POR AGÊNCIA INGLESA

Os professores do PCM, Dr. José Garcia Ribeiro Abreu Junior e o Dr. Sérgio Ferreira, deram entrevista para a divulgação internacional de suas respectivas linhas de pesquisa.

Para ter acesso a íntegra destas entrevistas clique nos nomes abaixo:

Dr. José Garcia

Dr. Sérgio Ferreira

• RESSÔNANCIA MAGNÉTICA FUNCIONAL
A pesquisadora do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e do PCM ( UFRJ ), Fernanda Tovar Moll, participou do programa Globo Ciência que tratou da utilização da Ressonância Magnética Funcional. A pesquisadora, comentou sobre o uso do aparelho para identificar áreas no cérebro responsáveis por determinadas funções e os benefícios dos exames feitos por ressonância para se chegar a diagnósticos por imagens ou auxiliar em processos de pré-operatório. Saiba mais
  • REPROGRAMAÇÃO DE CÉLULAS TRONCO NO TRATAMENTO DE ESQUIZOFRENIA
A reprogramação de células-tronco tem combatido os sintomas de pacientes com esquizofrenia. a equipe coordenada pelo pesquisador biomédico Stevens Rehen tem testado um tipo de medicamento capaz de reverter o problema da oxigenação das células de pacientes com a doença. Apesar do sucesso nas pesquisas em laboratório, Rehen destaca que ainda não foi descoberto ou criado um novo remédio para o combate à esquizofrenia. Saiba mais
  • DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DO ANFÍBIO Xenopus laevis
O  projeto desenvolvido pelo Laboratório de Embriologia de Vertebrados coordenado por José Garcia de Abreu,na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com um grupo de pesquisa da Harvard Medical School, que busca entender os mecanismos celulares e moleculares envolvidos em uma via de sinalização, chamada Wnt,  que deve ser inibida para a correta formação de estruturas anteriores do sistema nervoso, como cabeça e cérebro. Saiba mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro CAPES CNPq FAPERJ ICB
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS - PCM
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ | Instituto de Ciências Biológicas - ICB
Avenida Carlos Chagas, 373, bloco K, 2 andar, sala27 Cidade Universitária - CEP: 21 941 902.
Administração do Portal:  Vinicius Augusto