Prof. Dra. Suzana Herculano-Houzel

Quais mudanças nos mecanismos do desenvolvimento fazem com que o encéfalo varie mais de 100.000 vezes em tamanho entre mamíferos? Quais regras de construção do sistema nervoso central são compartilhadas entre mamíferos, e quais variam ao longo da evolução? Quais são suas consequencias? Em nosso laboratório, fazemos um estudo quantitativo comparado das regras que se aplicam ao desenvolvimento e à evolução do sistema nervoso central em mamíferos e outros animais e estudamos suas consequencias para o metabolismo e as capacidades cognitivas das várias espécies, entre elas o ser humano.

Linhas de pesquisa:

- análise comparativa do desenvolvimento de roedores e primatas
- análise comparativa das regras celulares de construção do sistema nervoso central em marsupiais, afrotérios, roedores, primatas, carnívoros, artiodáctilos e cetáceos
- análise da relação entre massa corporal, tamanho encefálico e número de neurônios no sistema nervoso central em polvos e crocodilos, animais de crescimento contínuo ao longo da vida
- análise da relação entre tamanho encefálico e número de neurônios entre indivíduos de uma mesma espécie, incluindo humanos
- análise da distribuição de neurônios ao longo do córtex cerebral de várias espécies, incluindo humanos
- análise da distribuição de sinapses ao longo do córtex cerebral de várias espécies, incluindo humanos

Publicações recentes:
1. Collins CE, Leitch DB, Wong P, Kaas JH, Herculano-Houzel S (2012) Faster scaling of visual neurons in cortical areas relative to subcortical structures in primate brains. Brain Structure and Function, no prelo.
2. Herculano-Houzel S (2012) The remarkable, yet not extraordinary human brain as a scaled-up primate brain and its associated costs and advantages. Proc Natl Acad Sci USA, no prelo.
3. Mota B, Herculano-Houzel S (2012) How the cortex gets its folds: a connectivity-based universal model of mammalian gyrification. Frontiers in Neuroanatomy 6, 3.
4. Herculano-Houzel S (2012) Neuronal scaling rules for primate brains: the primate advantage. Progr Brain Res 195, 325-340.
5. Herculano-Houzel S, Ribeiro PFM, Campos L, da Silva AV, Torres LB, Catania KC, Kaas JH (2011). Updated neuronal scaling rules for the brains of Glires (rodents/lagomorphs). Brain Behav Evol 78, 302-314.
6. Herculano-Houzel S (2011) Scaling of brain metabolism with a fixed energy budget per neuron: implications for neuronal activity, plasticity and evolution. PLoS One 6: e17514. doi:10.1371/journal.pone.0017514
7.
Herculano-Houzel S (2011) Not all brains are made the same: new views on brain scaling in evolution. Brain Behav Evol 78, 22-36.
8. Herculano-Houzel S (2011) Brains matter, bodies maybe not: the case for examining neuron numbers irrespective of body size. Ann Rev NY Acad Sci 1225, 191-199.
9. Herculano-Houzel S, Kaas JH (2011) Great ape brains conform to the primate scaling rules: Implications for hominin evolution. Brain Behav Evol 77: 33-44. doi:10.1159/000322729 Impact factor: 2.7