Home  |  Contato  |  Localização

Imprimir E-mail

Home | Voltar

PCM NA MIDIA

• PCM NA CAPA DA RIO FAPERJ
A pesquisa sobre as células gliais liderada pela bióloga Flávia Gomes , que também conta com a participação dos mestrandos Luan Pereira Diniz e Juliana Carvalho Almeida, e dos doutorandos Vanessa Tortelli, Charles Vargas Lopes e Pedro Setti-Perdigão, e dos pesquisadores Luciana Romão, Joice Stipursky, Suzana Kahn, Soniza Vieira Alves-Leon (HUCCF), Jorge Marcondes de Souza (HUCFF), Newton G. Castro e Rogério Panizzutti, todos da UFRJ,ganha mais uma publicação, e dessa vez na capa da Revista Rio Pesquisa Saiba mais.
  • OS ASTROS DO MOMENTO
A equipe da bióloga Flávia Gomes identificou uma nova função para os astrócitos ( o tipo mais comum das células glia ), controlar as sinapses entre os neurônios. A descoberta abre perspectivas para se entender melhor o papel das células gliais no desenvolvimento de distúrbios neurológicos e no envelhecimento. Saiba mais
  • ESTUDO DESCOBRE QUE EXCESSO DE NEURÔNIOS É PREJUDICIAL AO CÉREBRO
Pesquisa desenvolvida pela equipe do neurocientista Stevens Rehen descobriu que o excesso de neuronios prejudica a conexão entre os mesmos, alem de alterar a quantidade de cromossomos.
Para saber mais clique aqui.
  • SUZANA HERCULANO FALA SOBRE BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA MACONHA
Estudos mostram que o uso da maconha iniciado ainda na adolescencia reduz a memória, a habilidade matematica, entre outras habilidades, mas também aumenta o apetite e reduz enjôos, sendo útil em pacientes com câncer terminal ou que estão passando por quimioterapia.
Para saber mais veja as reportagens : "Maconha faz mal, sim" e "Maconha, o remédio" .

• STEVENS REHEN EXPLICA O QUE SÃO CELULAS TRONCO NO PROGRAMA DO JÔ
  • Em entrevista ao Programa do Jô, o neurocientista Stevens Rehen explica o que são as células-tronco e como é a pesquisa que desenvolve usando células-tronco reprogramadas. No final da entrevista, Stevens mostrou o líquido usado para a cultura das células-tronco, que é desenvolvido pela equipe dele no Brasil, evitando os altos custos de importação do produto. Para assistir a entrevista completa clique aqui.

• CIENTISTAS DESCOBREM NOVO GENE RELACIONADO AO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

Uma parceria multidisciplinar entre pesquisadores do Instituro de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, resultou na descoberta de um gene que pode ser a chave para entender melhor a formação do sistema nervoso, incluindo o cérebro, nos embriões de vertebrados. Coordenada no ICB/UFRJ pelo biólogo do desenvolvimento e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ José Garcia Abreu, a pesquisa começou em 2007. Anos de trabalho minuncioso depois, o estudo resultou na publicação, em junho de 2012, de um artigo na renomada revista científica Cell, especializada em biologia celular e molecular na fronteira do conhecimento. Para saber mais leia no site da FAPERJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro CAPES CNPq FAPERJ ICB
    PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS - PCM
    Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ | Instituto de Ciências Biológicas - ICB
    Avenida Carlos Chagas, 373, bloco K, 2 andar, sala27 Cidade Universitária - CEP: 21 941 902.
    Administração do Portal:  Vinicius Augusto