Home  |  Contato  |  Localização  

PCM-UFRJ
(21) 3938-6480

posgradpcm@icb.ufrj.br

 
Imprimir E-mail

Home | Voltar

PCM NA MIDIA

  • PCM NA CAPA DA RIO FAPERJ
A pesquisa sobre as células gliais liderada pela bióloga Flávia Gomes , que também conta com a participação dos mestrandos Luan Pereira Diniz e Juliana Carvalho Almeida, e dos doutorandos Vanessa Tortelli, Charles Vargas Lopes e Pedro Setti-Perdigão, e dos pesquisadores Luciana Romão, Joice Stipursky, Suzana Kahn, Soniza Vieira Alves-Leon (HUCCF), Jorge Marcondes de Souza (HUCFF), Newton G. Castro e Rogério Panizzutti, todos da UFRJ,ganha mais uma publicação, e dessa vez na capa da Revista Rio Pesquisa Saiba mais.
  • OS ASTROS DO MOMENTO
A equipe da bióloga Flávia Gomes identificou uma nova função para os astrócitos ( o tipo mais comum das células glia ), controlar as sinapses entre os neurônios. A descoberta abre perspectivas para se entender melhor o papel das células gliais no desenvolvimento de distúrbios neurológicos e no envelhecimento. Saiba mais
  • ESTUDO DESCOBRE QUE EXCESSO DE NEURÔNIOS É PREJUDICIAL AO CÉREBRO
Pesquisa desenvolvida pela equipe do neurocientista Stevens Rehen descobriu que o excesso de neuronios prejudica a conexão entre os mesmos, alem de alterar a quantidade de cromossomos.
Para saber mais clique aqui.
  • SUZANA HERCULANO FALA SOBRE BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA MACONHA
Estudos mostram que o uso da maconha iniciado ainda na adolescencia reduz a memória, a habilidade matematica, entre outras habilidades, mas também aumenta o apetite e reduz enjôos, sendo útil em pacientes com câncer terminal ou que estão passando por quimioterapia.
Para saber mais veja as reportagens : "Maconha faz mal, sim" e "Maconha, o remédio" .

 

  • STEVENS REHEN EXPLICA O QUE SÃO CELULAS TRONCO NO PROGRAMA DO JÔ
  • Em entrevista ao Programa do Jô, o neurocientista Stevens Rehen explica o que são as células-tronco e como é a pesquisa que desenvolve usando células-tronco reprogramadas. No final da entrevista, Stevens mostrou o líquido usado para a cultura das células-tronco, que é desenvolvido pela equipe dele no Brasil, evitando os altos custos de importação do produto. Para assistir a entrevista completa clique aqui.

    • CIENTISTAS DESCOBREM NOVO GENE RELACIONADO AO DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

    Uma parceria multidisciplinar entre pesquisadores do Instituro de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, resultou na descoberta de um gene que pode ser a chave para entender melhor a formação do sistema nervoso, incluindo o cérebro, nos embriões de vertebrados. Coordenada no ICB/UFRJ pelo biólogo do desenvolvimento e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ José Garcia Abreu, a pesquisa começou em 2007. Anos de trabalho minuncioso depois, o estudo resultou na publicação, em junho de 2012, de um artigo na renomada revista científica Cell, especializada em biologia celular e molecular na fronteira do conhecimento. Para saber mais leia no site da FAPERJ

     

    Próximo

     
    Universidade Federal do Rio de Janeiro CAPES CNPq FAPERJ ICB
    PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS - PCM
    Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ | Instituto de Ciências Biológicas - ICB
    Avenida Carlos Chagas, 373, bloco K, 2 andar, sala27 Cidade Universitária - CEP: 21 941 902.
    Administração do Portal:  Vinicius Augusto
    Desenvolvido by junior-websys