Professor Dr. Jorge Moll Neto

1-Estudo de Promoção de Sentimentos Afiliativos através de Neurofeedback por Ressonância Magnética

Descrição: As pessoas são capazes de controlar sua própria ativação cerebral ao receberem um feedback com informações sobre sua própria atividade cerebral. Os primeiros experimentos de neurofeedback foram realizados com eletroencefalografia (EEG), e, mais recentemente, devido ao avanço nas técnicas de neuroimagem, os experimentos de neurofeedback passaram a utilizar a ressonância magnética funcional (fMRI), que fornece maior acurácia espacial. O neurofeedback através de fMRI fornece possibilidade para que pessoas saudáveis possam melhorar suas habilidades cognitivas e perceptuais ao manipularem seu próprio estado cerebral e que pacientes com doenças neurológicas aprendam a controlar sua própria ativação cerebral em regiões afetadas. O objetivo do estudo é facilitar a transição entre diferentes estados emocionais, para que os indivíduos alcancem um estado emocional positivo de afiliação/tolerância, a partir de um estado emocional negativo de desprezo/indignação utilizando neurofeedback.

2-Correlatos neurais da experiência olfativa e gustativa do café

Descrição: Visa explorar as respostas cerebrais, em especial nos circuitos relacionados às propriedades olfativas e gustatórias e responstas hedônicas (recompensa), através de experimentos utilizando EEG e Ressonância Magnética Funcional.

3-Marcadores endofenotípicos das motivações humanas

Descrição: Visa investigar, utilizando avaliações cognitivo-comportamentais, neuropsicológiacas, neuroimagem e genética, as bases neurobiológicas do comportamento motivado humano em indivíduos saudáveis e portadores de distúrbios neuropsiquiátricos (depressão, personalidade antisocial, transtorno obssessivo-compulsivo, déficit de atenção e hiperatividade).