Professora Dra. Helena Borges

BASES MOLECULARES DA CARCINOGÊNESE COLORRETAL ASSOCIADA À INFLAMAÇÃO.

As doenças inflamatórias intestinais crônicas aumentam o risco de carcinomas no trato gastrointestinal. Usamos um modelo de indução de tumor colo-retal em camundongos mutantes nos supressores de tumor p53 e RB (Borges et al, 2005, Chau e Borges et al, 2002), fornece tumores com variados graus de malignidade. Esta linha de pesquisa foca na tumorigênese do cólon associada à inflamação, incluindo o estudo das células tronco tumorais; melhor caracterização de marcadores que ajudam no diagnóstico das principais doenças inflamatórias intestinais e a integração básico-clínica e tecnológica no âmbito da UFRJ.

PAPEL DOS SUPRESSORES DE TUMOR P53 E RETINOBLASTOMA (RB) EM GLIOBLASTOMAS

O papel de p53 é conhecidamente central no controle do ciclo celular e apoptose. Recentemente, outras funções compatíveis com seu papel anti-cancer foram identificadas, como a modulação de moléculas de adesão e de componentes da matriz extracelular que permite maior migração celular.  Além disso, p53 regula a comunicação entre células através microvesículas de membrana que facilitam a transferência de moléculas bioativas como proteínas, RNAs e microRNAS e preparam tecidos adjacentes e distantes de forma a facilitar a invasão e metástase. Desta forma, p53 tem se mostrado importante na inibição na migração, invasão e comunicação entre células.
Investigaremos o papel de p53 em um dos aspecto mais letais dos glioblastomas multiformes: a alta capacidade de invasão no parênquima cerebral. Para isso analisamos a interação de astrócitos mutantes em p53 e células de glioblastoma.
Já o papel de Rb no glioblastoma é atualmente investigado através de uso de sRNAI onde mostramos que a diminuição temporária de RB aumenta a taxa de apoptose em glioblastomas. Estes resultados são compatíveis com nossos estudos que mostram o papel anti-apoptótico de Rb in vivo e in vitro (Borges et al, 2005, 2007, Chau e Borges et al, 2002).

• Borges HL, Hunton IC, Wang JY. (2007) Reduction of apoptosis in Rb-deficient embryos via Abl knockout. Oncogene. 26:3868-77.
  • Borges, H.L. , Bird, J. , Wasson, K. , Cardiff, R.D. , Varki, N. , Eckmann, L., Wang, J.Y. (2005). Tumor promotion by caspase-resistant retinoblastoma protein. Proc Natl Acad Sci U S A 102: 15587-15592.
  • Chau, B.N*. , Borges, H.L*. , Chen, T.T. , Masselli, A. , Hunton, I.C. ,Wang, J.Y. (2002). Signal-dependent protection from apoptosis in mice expressing caspase-resistant Rb. Nat Cell Biol 4: 757-765. *Autores com igual contribuição.