Professora Dra. Maria Isabel.

Biologia de células mesenquimais de medula óssea e tecido adiposo.

Objetivos: Investigar comparativamente as propriedades biológicas e o potencial de diferenciação para linhagens mesodérmicas, incluindo estroma hematopoético, de células desrivadas do estroma da medula óssea e do tecido adiposo. Investigar o potencial terapêutico destas populações celulares, em especial em reparo de defeitos ósseos críticos, de lesões inflamatórias e de revascularização; Investigar os mecanismos envolvidos na diferenciação das células de estroma da medula óssea para a linhagem osteogênica.

Interações celulares e microambiente hematopoiético em sistemas 3D
Objetivos: Desenvolvimento de sistemas de cultura tridimensionais para estudo de mecanismos de controle das interações celulares no microambiente hematopoiético e de formação de nicho de células-tronco.

Oncologia experimental
Objetivos: Investigar o papel do estroma, células mesenquimais do estroma e moléculas de matriz extracelular, e de células do sistema imune, na progressão tumoral e nos mecanismos de transição epitélio-mesenquimal, correlacionando fenótipo e propriedades funcionais, como migração, invasão e tumorigenicidade.