Professora Dra. Márcia Cury

Estudo de mobilização, migração e diferenciação de células inflamatórias em modelos de inflamação crônica.

O nosso objetivo é estudar o papel da galectina-3 na organização estrutural e funcional dos orgãos linfóides submetidos a processos inflamatórios crônicos bem como na homeostasia dos mesmos. Utilizamos como animais experimentação camundongos nocautes para galectina-3 Nossos estudos envolvem especificamente  a ativação e diferenciação de monócitos em macrófagos bem como a diferenciação de linfócitos B em plasmócitos nos modelos de inflamação.

Os modelos de inflamação crônica envolvem as reações granulomatosas imunogênicas, como: 1-  as induzidas pelo ovos e vermes de Schistosoma mansoni, como evolução para fibrose tecidual; 2-  em estímulos inflamatórios  crônicos não imunogênicos,  induzidos pelo pristane, como modelo experimental de transformação neoplásica de linfócitos B.

Os estudos de homeostasia envolvem a migração e interação de células neoplásicas na medula óssea e órgão linfóides secundários, visto que na ausência de galectina-3 ambos os compartimentos se apresentam modificados estrutura e funcionalmente.
Com estas abordagens experimentais pretendemos elucidar alguns dos mecanismos envolvidos nos fenômenos de ativação versus diferenciação celular,  centrais na imunopatogênese   de doenças crônicas com evolução para reparo tecidual, bem como  nas doenças neoplásicas.