Professora Dra. Helena Araujo

Estamos interessados em entender como os genes controlam o desenvolvimento de organismos animais. Em especial, buscamos evidenciar como cada célula entende sua posição dentro do tecido, aspecto fundamental para que defina seu padrão de diferenciação e para que tecidos e órgãos sejam formados no local correto e com morfologia apropriada à sua função. Utilizando o inseto modelo Drosophila melanogaster e o vetor da Doença de Chagas Rhodnius prolixus, avaliamos estas questões em diferentes níveis, através de uma abordagem celular, molecular, genômica e evolutiva.Atuamos nas linhas de pesquisa:

1) Convergência de vias de sinalização sobre o estabelecimento de territórios de expressão gênica no embrião

2) Mecanismos de controle espacial da atividade de BMPs