FORMATO DE DISSERTAÇÕES E TESES (a partir de artigos publicados)

As dissertações de Mestrado e teses de Doutorado poderão ser apresentadas a partir da compilação de publicações do aluno em revistas indexadas, desde que o estudante cumpra as seguintes exigências:

Mestrado:

• possuir pelo menos um artigo aceito como primeiro autor em revista indexada pelo ISI, pertencente à lista Qualis (A1; A2; B1; B2) para a área de Ciências Biológicas II, divulgada anualmente pela CAPES;
  • fazer constar o nome do PCM/ICB como instituição onde foi elaborado o trabalho ou parte do artigo, conforme explicitado neste guia;
  • nas publicações, registrar a filiação dos estudantes matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas. Isto deverá se fazer na folha de rosto de "full-length papers", "research notes" ou "research communications" e não em agradecimentos. O mesmo procedimento deverá ser adotado na apresentação de "posters" em Congressos no Brasil e no Exterior.

Doutorado:

• possuir pelo menos dois artigos aceitos em revista indexada pelo ISI, ertencente à lista Qualis (A1; A2; B1; B2) para a área de Ciências Biológicas II, divulgada anualmente pela CAPES;
  • ser o primeiro autor de um deles;
  • Fazer constar o nome do PCM/ICB como instituição onde foram elaborados os trabalhos;

O formato da dissertação/tese deverá ser de acordo com as normas da UFRJ. Resumidamente a dissertação/tese deverá conter:

1. Folha de rosto, contendo:

• Nome da Universidade, Centro e Unidade
  • Título da tese
  • Nome do autor
  • Especificação do grau acadêmico (Mestrado ou Doutorado)
  • Logotipo da UFRJ
  • Ano da defesa

2. Resumo e Abstract

Respectiva e obrigatoriamente em português e inglês, não devendo exceder 900 caracteres (em média 150 palavras digitadas em 15 linhas). Este limite se deve aos requisitos do BANTES - Sistema de Banco de Teses (PR-2/UFRJ).

3. Índice

4. Texto, contendo:

• Introdução geral em português
  • Resultados: breve resumo dos artigos em português.
  • Discussão geral em português
  • Conclusões em português
  • Anexos: Trabalhos publicados ou aceitos para a publicação não deverá constar no corpo da tese e sim como anexos (adicionar as separatas ou manuscritos aceitos para publicação)

5 - Referências bibliográficas (seguir as normas de tese em formato tradicional)