Home  |  Contato  |  Localização  

PCM-UFRJ
(21) 3938-6480

posgradpcm@icb.ufrj.br

 
PDF Imprimir E-mail

O PCM e a Interação Básico-Clínica

Este jargão de uso comum tem rotulado a ênfase do PCM numa estreita interação com a área médica. Dentre os projetos, que serão mais bem detalhados abaixo, salientamos o programa de transplante de medula, as terapias celulares no tratamento das doenças cardíacas e ósseas, o projeto de tumores cerebrais, o de doenças neurodegenerativas e o de epilepsia, todos continuaram em 2008.

O PCM criou em 2007 e consolida este ano (2008) uma área de concentração em Neurociências Básica e Clínica para as cooperações com este perfil, em virtude da densidade considerável daqueles que fazem neurociências no PCM e os que militam na PG de Clínica Médica da Faculdade de medicina da UFRJ.

O PCM tem procurado estimular as cooperações entre os dois segmentos, pesquisa básica e esquisa clínica, como por exemplo aqeulas em realização:

  • As equipes de hematopoiese lideradas por Radovan Borojevic e o PABICAM ou Banco de Células do Rio de Janeiro, fisicamente inseridos no Hospital Universitário da UFRJ.
  • O programa, Neurociências Básica e Clínica, congregando pesquisadores do ICB e médicos
  • pesquisadores da Faculdade de Medicina da UFRJ.
  • O PCM e os Institutos Nacionais através de seus docentes participa ativamente dos recém-criados Institutos Nacionais:

Instituto Nacional de Neurociências Translacional sob Coordenação de Esper Cavalheiro e Vilma Martins, ambos SP, conta com a participação dos seguintes orientadores do PCM: Flavia Carvalho Alcantara Gomes, José Garcia Abreu, Daniela Uziel, Suzana Herculano Houzel, Daniela Uziel, Roberto Lent, Vivaldo Moura Neto.

FAPERJ

Esta aproximação com a clínica foi o substrato de projetos bem sucedidos nos editais da FAPERJ lançados em 2007 e implantados em 2008:

Edital Pensa Rio-5 projetos:

  1. Projeto tumores intracranianos – metástases- envolvendo o PCM, Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ e Pesquisadores do Núcleo de Neurociências da Empresa privada LABs D’OR, além de docentes e alunos da UERJ. Coordenação de Vivaldo Moura Neto, envolvendo cerca de 20 pesquisadores (PI) e um total de jovens pesquisadores e estudantes de PG e IC da ordem de 90 participantes.
  2. Doenças Degenerativas Neuro-musculares – coordenado pela Dra. Cláudia dos Santos Mermelstein CNPq 1D. Este projeto envolve 12 pesquisadores PI, destes, seis da UFRJ e três da UFF com alunos de PG e IC perfazendo um total de 50 participantes.
  3. Trauma e Doenças Degenerativas do Aparelho Locomotor: do Laboratório de Pesquisa ao Hospital - coordenado pelo Dr. Radovan Borojevic. Envolve um total de 15 pesquisadores PI e seus alunos PG e PI num total de 60 participantes.
  4. Doenças crônico- degenerativas e câncer - Faixa C Doenças do Mau Enovelamento Protéico e Câncer .Coordenadora: Débora Foguel- com Sub-projeto de Stevens Rehen (PCM). Avaliação do potencial terapêutico da aplicação de células-tronco dopaminérgicas e produtoras de GDNF no tratamento do Mal de Parkinson. Contam 12 PI da UFRJ,1 da UERJ, 3 da UFF.
  5. Rede Rio de Bioengenharia do qual participa o Professor Marcos Farina.

Edital FAPERJ 15/2007 Programa Apoio à Pesquisa em Transplante de Órgãos e Tecidos no Estado do Rio de Janeiro

Propagação de células-tronco embrionárias em biorreatores visando ao aumento de escala para transplantes em doenças neurodegenerativas.

Coordenador: Stevens Rehen

O objetivo geral do presente projeto é a possibilidade da expansão em escala de células-tronco embrionárias em biorreatores, para fins de utilização em testes pré-clínicos envolvendo transplantes para doenças neurodegenerativas.Equipe composta por 4 Pi e seus estudantes de doutorado.

 
Universidade Federal do Rio de Janeiro CAPES CNPq FAPERJ ICB
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS - PCM
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ | Instituto de Ciências Biológicas - ICB
Avenida Carlos Chagas, 373, bloco K, 2 andar, sala27 Cidade Universitária - CEP: 21 941 902.
Administração do Portal:  Vinicius Augusto
Desenvolvido by junior-websys