Laboratórios Multiusuários

Laboratório de Equipamentos Multiusuários (LEM) para o estudo do Desenvolvimento do Sistema Nervoso e algumas de suas patologias - O projeto tem por objetivo estratégico a criação de Laboratório de Equipamentos Multiusuários (LEM) para atender primariamente ao estudo do Sistema Nervoso por uma equipe constituída de 15 pesquisadores líderes de grupo, 13 pesquisadores-doutores, estudantes 50-IC, 25-Mestrado, e 38 de Doutorado o que significa um total de 141 usuários. Fundamentalmente composto por docentes do PCM.

Laboratórios Multi-Usuários (LMU) O Laboratório de Técnicas Histológicas criado pelo PCM com recursos conquistados nas seleções previstas no Edital FAPERJ em 2005 torna a vencer o um Edital em 2006/07 e sua segunda fase implantada em 2008. Este projeto tem sido um sucesso de estratégia, de reengenharia de recursos financeiros e aproximação entre os diferentes grupos do PCM. É notória a maior colaboração entre os diferentes laboratórios do PCM, entre outras razões, esta de que seus alunos trabalhem juntos, troquem experiências e dúvidas, discutam enquanto trabalham num laboratório multi-usuário.

Os recursos PROEX e FAPERJ resultaram na contribuição significativa ao orçamento individual dos laboratórios ao mesmo tempo em que este projeto LMU disponibiliza infra-estrutura essencial ao desenvolvimento da maioria dos projetos do PCM. Nesta mesma linha de raciocínio de uso comum, o PCM, utilizando os recursos PROEX, implantou em 2006 um armazém de insumos que perdurou em 2007 e agora em 2008 para a satisfação de suas equipes. Temos adquirido um estoque de anticorpos secundários que são distribuídos em alíquotas aos usuários. Numa segunda etapa, passamos a disponibilizar também, insumos para experimentos em biologia molecular e em cultivo de células, o que certamente facilita financeiramente a execução dos projetos de pesquisa (Armazém de Anticorpos e insumos em biologia molecular).