O Laboratório de Pinças Ópticas (LPO)

A Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (COPEA) vem trabalhando em cooperação com o ICB e o Instituto de Física da UFRJ o desenvolvimento de um laboratório multiusuário. Este laboratório instalado no ICB está equipado de um microscópio de pinça óptica acoplado a uma fonte de laser e permite analisar e provocar eventos celulares, sem necessariamente lesar a célula em estudo.

O LPO é um laboratório transdepartamental e recebe colegas dos diferentes institutos da UFRJ: grupos do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, do Instituto de Biologia tem utilizado os recursos técnicos do LPO. Mas, sobretudo tem participado de uma integração entre físicos e biólogos o que é muito enriquecedor.

O laboratório é coordenado pelo Professor Moysés Nussenzveig do Instituto de Física da UFRJ, e conta com uma equipe de coordenação composta pelos Professores Nathan Bessa do Instituto de Física também e Marcos Farina e Vivaldo Moura Neto do PCM. Alunos de IC e doutorado participam dos projetos em curso. O projeto que vincula os docentes do PCM consiste no estudo da comunicação celular através das formações de membrana conhecidas como citonemas ou nanotubos.

Para maiores informações sobre o LPO, acesse: http://omnis.if.ufrj.br/~lpo/