Integração com a Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas (PCM) tem procurado uma integração produtiva com o ensino de graduação. Destaque-se que todos os docentes permanentes do PCM, todos, são professores de disciplinas dos cursos de graduação. Na reforma do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) os departamentos se organizaram em Programas de Graduação (Anatomia, Histologia, Biologia Celular e do Desenvolvimento), Programaas de Pesquisa (Neurociências Básico e Clínica, Bioengenharia tecidual, Glicobiologia, Biologia celular e do desenvolvimento) e de Extensão. Os atuais programas de graduação, centro do PCM recebem cerca de 2000 matrículas de alunos por ano, o que demonstra bem o compromisso de seus docentes com o ensino.

Uma experiência excelente é a da Professora. Marlene Benchinol (DP-PCM) no ensino de graduação.

A Profa. Benchimol coordenou o curso de Ensino a Distância no CEDERJ preparando aulas WEB para os cursos de graduação em Biologia e também participou da coordenação de Melhoria do Ensino Infantil e Fundamental de Ciências no ISERJ. Por outro lado, lançou mídias digitais voltadas ao ensino de graduação, conforme descrito abaixo:

1. CDs de aulas pela web: Biologia Celular I. ISBN- 978-85-7648-455-4. Fundação Cecierj. 2008.
  2. CDs de aulas pela web: Bioquímica I. Fundação Cecierj. ISBN 978-85-7648-459-2 . 2008.
  3. CDs de aulas pela web: Bioquímica II. Fundação Cecierj. 2008. ISBN 978-85-7648-458-5.
  4. CDs de aulas pela web: Biologia Molecular. Fundação Cecierj. ISBN 978-85-7648-457-8 . 2008
  5. CDs de aulas pela web: Diversidade Biológica dos Protostomados. Fundação Cecierj. 2008. ISBN 978-85-7648-456-1.
  6. CDs de aulas pela web: Introdução à Zoologia. ISBN 978-85-7648-461-5. Fundação Cecierj. 2008.
  7. CDs de aulas pela web: Botânica I. Fundação Cecierj. 2008. ISBN 978-85-7648-460-8.
  8. CDs de aulas pela web: Diversidade dos Seres Vivos. Fundação Cecierj. ISBN 978-85-7648-462-2. 2008.

Além de uma efetiva participação dos Docentes, Mestrandos e Doutorandos em atividades didáticas nas disciplinas da área, as atividades científicas e tecnológicas têm atraído um número crescente de alunos de Iniciação Científica, em particular os alunos da UFRJ do Curso de Ciências Biológicas/Modalidade Médica.

Eles realizam nos laboratórios do PCM seus estágios curriculares de formação científica, elaborando uma monografia de alto nível, freqüentemente equivalente a uma dissertação de Mestrado, como resultado acelerando assim o ingresso no doutorado.

O desempenho dos alunos que se apresentam ao exame de seleção ao PCM, tem demonstrado uma considerável experiência no desenvolvimento de pesquisa em Ciências Morfológicas. Simultaneamente, o importante fluxo de cientistas e professores internacionais integrados com as atividades do PCM, com destaque para a Cátedra UNESCO-UFRJ de Biologia da Forma e do Desenvolvimento, tem permitido um contato direto de alunos e jovens pesquisadores com o ambiente científico internacional do PCM.

Isto tem possibilitado a abertura de conceitos e de perspectivas para as carreiras profissionais nas fronteiras do desenvolvimento das Ciências Biomédicas.

O PCM e a Qualificação para a Docência.

O PCM inseriu, em 2007 e continuando em 2008, de maneira definitiva e formal nas suas atividades, a formação para a docência de seus alunos. Ressalte-se que esta formação surgiu com enfoque principal na formação do aluno/tutor em aulas práticas. As aulas práticas não são meramente demonstrativas, mas problematizadas, sempre que possível.

Primeiramente, a disciplina de Ensino de Anatomia, foi alvo de interesse de muitos alunos. Eles discutem o conteúdo da disciplina que será ministrada, a melhor didática, e se preparam com excelentes aulas práticas orientadas pelos professores. O professor é obrigado a manter seu trabalho atualizado, uma vez que os alunos de PG esperam dele orientação. Seguramente isto repercutirá direta e positivamente na qualidade do ensino de graduação. Para 2009, a colega Flavia Carvalho Alcantara Gomes, da Comissão PCM, está organizando um programa de Orientação Acadêmica (POA), para incrementar a formação docente de nossos alunos.